Página do Turismo de Alagoas
Cover
Ícone aventura Turismo Alagoas

Aventure-se pelos Cânions do São Francisco

Rio São Francisco

O rio em si foi descoberto por Américo Vespúcio em 4 de outubro de 1501, dia de São Francisco de Assis e assim foi chamado em homenagem ao santo.

O Velho Chico é imenso, nascendo em Minas Gerais, passando pela Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, antes de desembocar no Oceano Atlântico. E é na divisa entre estes dois últimos estados que se encontra o Cânion do Xingó.

 

 

Cânion do Xingó

Quem diria que a atração tema desse texto só veio a existir em 1994, depois que a Usina Hidrelétrica do Xingó foi construída. Antes disso, a área, hoje atração turística, era somente uma fenda entre dois picos de montanhas próximas.

O rio Xingó é um dos inúmeros braços do Velho Chico, já na parte alagoana. Com a construção da barragem do Xingó, o Rio São Francisco triplicou seu tamanho, retendo seu volume e inundando as áreas ao redor. Um desses locais é hoje o chamado Cânion do Xingó.

 


O Passeio

Localizado no sertão à 300km de Maceió, na divisa de Piranhas-AL com Canindé do São Francisco-SE, este passeio consiste em visitar a cidade histórica de Piranhas, mirantes e museu do Lampião, cidade a qual foi palco de diversos combates entre o bando de Lampião e as Volantes de Alagoas, Sergipe e Bahia. Além disso, Em Piranhas também foram rodados muitos filmes e documentários sobre cangaço (entre eles: A novela: Cordel Encantado e a série: Amores Roubados).

 

 

O trajeto de catamarã, independente da cidade-base, demora uma hora até o cânion em si e geralmente não está incluído no valor do translado do ônibus vendido em agências nas capitais Caso prefira dormir em Canindé ou Piranhas, também é possível agendar os passeios lá mesmo nas cidades, só faça com certa antecedência, em vista que os passeios costumam sair cheios.

O passeio de catamarã em si é só a navegação por entre os paredões de rochas do rio São Francisco. Esse trajeto dura uma hora até a grande piscina natural, onde todos podem descer do barco e nadar. Além disso, o ponto alto da viagem é poder alugar uma vaga em um barquinho e navegar na parte mais estreita do cânion, chamada de “paraíso talhado” onde acredito que seja o trecho mais bonito de todo o passeio. Esse trajeto a parte dura 15 minutos.

Depois de uma hora parado nessa região, entre nadar e visitar a parte mais estreita do cânion, é hora de voltar a Canindé ou Piranhas. Lá é servido o almoço e após isso todos voltam aos seus hotéis, ou às capitais.

Nossa newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos com as principais novidades e destaques

Turismo Alagoas
Siga-nos Youtube Turismo Alagoas Instagram Turismo Alagoas Facebook Turismo Alagoas