Clique aqui e descubra mais do seu próximo destino. #seuproximodestinoalagoas

Página oficial do Turismo de Alagoas
Cover
Ícone aventura Turismo Alagoas

Os encantos da Serra da Barriga

Para quem gosta de história e cultura, um passeio pela Serra da Barriga é imperdível em uma visita a Alagoas. A Serra fica em União dos Palmares, cidade distante 78 km da capital. É lá que está localizado o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que abrigou o maior, mais organizado e mais duradouro quilombo das Américas, sob a liderança de Zumbi dos Palmares e Dandara.

Tombado como Patrimônio Cultural do Mercosul, o Parque é uma viagem no tempo, em que o visitante vivencia a experiência do local que abrigava milhares de negros refugiados e índios à época do Brasil Colônia. Construído como maquete em tamanho natural, foram reconstituídas algumas das mais significativas edificações do Quilombo dos Palmares.

Com paredes de pau-a-pique, cobertura vegetal e inscrições em banto e yorubá, é possível visitar a Onjó de farinha (Casa de farinha), Onjó Cruzambê (Casa do Campo Santo), Oxile das ervas (Terreiro das ervas), Ocas indígenas e a Muxima de Palmares (Coração de Palmares).

O Parque é considerado o primeiro e único parque temático sobre a cultura negra do país Merecem destaque também os mirantes, de onde se avistam paisagens magníficas da Serra da Barriga, chamados de atalaias de Acaiene, Acaiuba, e Toculo, nomes de lideranças quilombolas que ali viveram. A lagoa encantada também é parada obrigatória, com uma linda vegetação e uma energia incrível. Era nela que os quilombolas saciavam a sede, faziam rituais de purificação e afiavam suas armas e ferramentas.

A gastronomia fica por conta do restaurante afro-brasileiro Baobá, raízes e tradições. Localizado no pé da Serra, o local é comandando pela chefe de cozinha, yalorixá e patrimônio vivo da cultura alagoana, Mãe Neide que serve os melhores pratos da gastronomia quilombola. É por lá que é possível provar os deliciosos aracajés, com camarão seco e caruru, e os tradicionais amalá, malungo, galinhada e a bebida típica das religiões de matriz africana: o xequeté.

Traço marcante da cultura quilombola, o artesanato é outro atrativo que não pode passar despercebido. Para isso é o melhor é visitar o povoado de Muquém, localizado na zona rural de União dos Palmares. É lá que vive Mestra Dona Irinéia, patrimônio vivo do Estado de Alagoas, que dá vida ao barro, moldando nele a face e os traços do povo quilombola.

Serviço

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares é aberto todos os dias e o horário de funcionamento é de 08h às 17h.  A entrada é gratuita.

Já o passeio guiado, saindo de Maceió, é feito atualmente pela Luck Receptivo sempre às quartas. O custo do combo (translado, almoço no Baobá e visita guiada) é de 135,00 reais. Para isso é preciso agendamento através do telefone (82) 3337-3171 ou 99988.0016.

 

Nossa newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos com as principais novidades e destaques

Turismo Alagoas
Siga-nos Youtube Turismo Alagoas Instagram Turismo Alagoas Facebook Turismo Alagoas