Clique aqui e descubra mais do seu próximo destino. #seuproximodestinoalagoas

Página oficial do Turismo de Alagoas
Cover
Ícone aventura Turismo Alagoas

Os encantos do Pontal da Barra em Maceió

Ao extremo Sul de Maceió está um dos bairros mais charmosos da capital alagoana, o Pontal da Barra, morada de artesãos e pescadores. À beira da Lagoa Mundaú, o bairro é o berço da maior joia do artesanato alagoano, considerado Patrimônio Imaterial de Alagoas, o bordado filé.

Nas calçadas, em frente a suas casas coloridas, onde muitas são ateliês da arte popular, as rendeiras bordam e com seus bordados contam histórias, relatam vivências e enaltecem a cultura alagoana, produzindo peças para vestuário, cama, mesa, banho e decoração. A visita ao bairro, especialmente à famosa rua das rendeiras, é uma experiência de imersão neste recanto cheio de charme, cultura e história.

Caminhar pela rua, visitando os ateliês e lojas é uma viagem pelo artesanato genuinamente alagoano. Além do filé, é possível também conhecer obras dos mais diversos mestres do estado, nas mais diversas tipologias: madeira, cerâmica, ferro, entre muitas outras.

O bairro ainda é um dos grandes polos gastronômicos de Maceió, com excelentes restaurantes que servem comida típica alagoana e, obviamente, nordestina. A dica imperdível é provar os pratos com frutos como sururu e maçunim - ambos extraídos da lagoa que banha a região - além do camarão, polvo, lula, entre outros, frescos retirados das águas salgadas que banham a capital.

Boa parte dos restaurantes da região funcionam também como receptivos turísticos oferecendo o famoso passeio das nove ilhas onde, a bordo de um catamarã ou lancha, você pode conhecer nove pequenas ilhas localizadas no leito da lagoa Mundaú e no encontro dela com o mar.

Para tornar esta experiência ainda melhor, a dica é ir ao entardecer, para curtir esse passeio com o pôr do sol na lagoa, que rende um visual incrível. Capriche nas fotos, aproveite a energia do lugar, curta a vida pacata deste charmoso bairro de Maceió.

Antes de ir embora, não se esqueça de posar com o Leão, do mestre André da Marinha, réplica grandiosa da arte deste grande artesão alagoano que é um dos principais pontos turísticos do bairro e compõe o Circuito Alagoas feita à mão, roteiro de obras espalhadas pela capital que homenageia o artesanato e arte popular do estado.

Nossa newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos com as principais novidades e destaques

Turismo Alagoas
Siga-nos Youtube Turismo Alagoas Instagram Turismo Alagoas Facebook Turismo Alagoas