Página oficial do Turismo de Alagoas
Cover
Ícone aventura Turismo Alagoas

Turismo e Sustentabilidade em Alagoas

Rica em belezas naturais, com mais 250km de Litoral, quase metade dele em Área de Preservação Ambiental, e com quase a mesma extensão em Rio São Francisco, maior curso de água originalmente brasileiro, Alagoas oferece uma diversidade de fauna e flora a seus visitantes. Por isso, o turismo no Estado está atrelado, invariavelmente, aos conceitos e práticas de sustentabilidade e preservação do Meio Ambiente.

Esses dois itens são palavras de ordem em um dos principais passeios e atrativos alagoanos, as piscinas naturais. Elas estão presentes em várias localidades de todo o Litoral Norte do Estado, do bairro de Ipioca, em Maceió, a Maragogi, último munícipio antes da divisa com Pernambuco, e toda esta região pertence a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC), a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil.

Com mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praia e mangues, a unidade de conservação é de uso sustentável e busca alinhar os objetivos de conservação e preservação ambiental aos usos direto (pesca) e indireto (turismo e pesquisa) dos recursos naturais de maneira sustentável, ou seja, garantir esses recursos naturais para as gerações atuais e futuras.

A visitação às piscinas naturais é organizada e regulamentada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade) em parceria com as Prefeituras Municipais e Governo do Estado e, por isso, existe um limite diário de pessoas. Em Maragogi, por exemplo, são quatro as piscinas liberadas para a atividade turística: Galés, Taocas, Barra Grande e Ponta de Mangue, com capacidades que variam de 180 até 700 pessoas por dia.

Associação do Peixe-Boi

Outro atrativo que promove o turismo sustentável é a visitação ao aquário natural do peixe-boi, localizado na cidade de Porto de Pedras, também no Litoral Norte.  O passeio, promovido pela Associação do Peixe-Boi, visa garantir a preservação ambiental por meio do turismo de observação e da educação ambiental, e te leva de jangada pelo leito do Rio Tatuamunha, onde é possível ver de perto este animal que é um dos mamíferos aquáticos mais ameaçados de extinção.

Dunas de Piaçabuçu

Em meio a APA de Piaçabuçu, que abrange a Foz do Rio São Francisco, estão as Dunas de mesmo nome, popularmente apelidadas de Dunas Douradas. Com restrição até oito pessoas por vez, um buggy leva os turistas a passearem pelo conjunto de areias de 20 km de extensão formado ao longo pela ação do tempo e do vento. Com uma abordagem instrutiva, os guias falam sobre a preservação do meio ambiente na região e os efeitos do aquecimento global e da prática exploratória no leito do rio mais famoso do país. O melhor horário para o passeio é no fim da tarde, já que a força dos raios solares em horários matutinos, por refletir na areia, pode fazer mal à pele. Um dos pontos altos desse tour é a volta, que é feita de barco pela foz do Rio São Francisco, onde o gigante brasileiro desemboca no mar.

Para Visitar

Piscinas Naturais

O passeio às piscinas naturais é oferecido por uma série de empresas, receptivos e agências de viagens para todas as cidades do Litoral Norte. A recomendação é buscar uma empresa regularizada junto ao Cadastur e demais órgãos competentes para um passeio seguro e confortável. Atente à tábua de marés, quanto mais baixa, maior a possibilidade de encontrar maior diversidade de animais marinhos durante o passeio, o que o torna ainda mais especial.

Peixe-boi

Para visitar a Associação do Peixe-boi é necessário agendar com antecedência podendo contatar diretamente a entidade através dos telefones (82) 3298-6247 e 99917-2146, ou por meio de agências de turismo que comercializam o passeio. Mais informações no site www.associacaodopeixeboi.com.br

Dunas de Piaçabuçu

A visitação é as dunas é feita exclusivamente pela empresa Farol da Foz Turismo. É preciso agendar com antecedência através do telefone (82) 99975-1975. Mais informações no site www.faroldafozturismo.com e nas redes sociais como facebook e instagram através @faroldafozturismo

 

Nossa newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos com as principais novidades e destaques

Turismo Alagoas
Siga-nos Youtube Turismo Alagoas Instagram Turismo Alagoas Facebook Turismo Alagoas