Página do Turismo de Alagoas
Cover
Ícone aventura Turismo Alagoas

Um paraíso alagoano de águas cristalinas que conta a história do Brasil

Há dezoito quilômetros ao Sul de Maceió, capital de Alagoas, está o município de Marechal Deodoro. Tombada como patrimônio histórico do Brasil, a cidade é berço do primeiro presidente da Republica Brasília - vem daí seu nome - e é emoldurada por belas igrejas e prédios que datam dos séculos XVII e XVIII.

Como se não já não bastasse isso, Marechal Deodoro ainda é embelezada pelas águas cristalinas da praia do Francês e da Lagoa Manguaba. A primeira já é internacionalmente conhecida por sua beleza e diversidade. À esquerda, a praia propicia piscinas naturais formadas devido a uma costa de corais bem próxima da orla. Já à direita, o Francês ganha uma nova cara e se torna um paraíso para os surfistas, com uma área de ondas maiores e coqueiros a beira mar.

A orla do Francês recentemente foi reformulada, antigas barracas construídas à beira mar foram substituídas por espaços de lazer com recursos de jardinagem e paisagismo, dando uma nova cara, mais bonita e limpa para a bela paisagem do lugar, o que rende fotos belíssimas em um cenário paradisíaco.

Um dos passeios mais procurados no Francês é a visita às piscinas naturais, onde é possível nadar em meio a peixes coloridos. Os guias também buscam no mar espécies marinhas raras e trazem ao barco para que o turista toque, faça fotos e conheça de perto estes animais, sempre com o cuidado e zelo necessários à conversação da fauna local.

Já no centro histórico de Marechal Deodoro, a lagoa Manguaba deixa o lugar ainda mais charmoso. Recentemente, a região também foi reformada e ganhou uma nova orla lagunar com novos espaços de convívio, além de bares e restaurantes. É por ali que se inicia e também se encerra um tour a pé para conhecer todo o conjunto arquitetônico da cidade, com passagem pelo Museu de Arte Sacra, que conta com imagens sacras e muitas peças de arte barroca, o Convento de São Francisco, a Igreja de Santa Maria Madalena, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja do Senhor do Bonfim, além da Casa Museu Marechal Deodoro, onde o ex-presidente viveu.

O tour a pé tem fim no Mercado das Rendas e Bordados, onde doze estandes oferecem aos visitantes acessórios, roupas, bijuterias e objetos decorativos. A tipologia marcante do artesanato local é a renda singeleza, filé e labirinto. A duração total do percurso é de uma hora e meia.

Gastronomia

Marechal Deodoro tem um dos maiores polos gastronômico do Estado. A massagueira, bairro à beira da Lagoa Manguaba, distante cerca de 10 quilômetros do centro histórico da cidade, oferece uma centena de restaurantes e bares especializados em gastronomia alagoana, com foco em frutos do mar como o sururu, o massunim, camarão, caranguejo e lagosta, por exemplo.

Outro destaque vai para a tradicional cocada de Marechal Deodoro, feita por moradores da cidade, que vendem em vários pontos turístico do município. Há também o Drive da Cocada, ponto estratégico de venda do produto à beira da BR 101 Sul, que liga a cidade à capital Maceió. Vale uma passadinha por lá ao fim do passeio para garantir o doce típico.

Vida Noturna

À noite, a pedida é passear pela vila do francês, que tem vários barzinhos, muitos com música ao vivo, além de restaurantes e espaços gastronômicos, com opções para todos os gostos e sabores. A gastronomia alagoana, com frutos de mar e mariscos é destaque, mas há também opções de culinária japonesa, italiana, mexicana, mineira e baiana.

O melhor é poder fazer isto a pé, já que a vila é pequena, segura e aconchegante. Mesmo à noite também funcionam confeitarias, cafeterias, sorveterias, feira de artesanato local e lojas que oferecem centenas de opções de lembrancinhas e souvenires.

 

Nossa newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos com as principais novidades e destaques

Turismo Alagoas
Siga-nos Youtube Turismo Alagoas Instagram Turismo Alagoas Facebook Turismo Alagoas