Clique aqui e descubra mais do seu próximo destino. #seuproximodestinoalagoas

Página oficial do Turismo de Alagoas
Cover
3 dias na Costa dos Corais em AL

3 dias na Costa dos Corais em AL

Praias paradisíacas, de mar azul cristalino, areias brancas, coqueirais a perder de vista, tudo isto protegido pela maior barreira de corais da Costa Brasileira? Esse é o litoral Norte de Alagoas, conhecido como Costa dos Corais. Protegido pela Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, a região é rica em biodiversidade e o turismo sustentável foi prática e rotina por aqui antes que o conceito fosse urgente.

Chegando via Maceió, pela AL-101 Norte, ou Recife (PE), via PE-060, a distância até o principal polo turístico da região, Maragogi, é a mesma: 130km. É por lá que começa este roteiro de três dias de muita diversão, aventura e experiências incríveis em meio a natureza.

1º dia: Maragogi

Popularmente apelidada de caribe brasileiro, Maragogi é muito mais que a semelhança com o concorrente internacional. Com dez praias na cidade, fica difícil escolher qual delas conhecer primeiro, mas uma coisa é indispensável: passeio às piscinas naturais. Eles partem em catamarãs ou lanchas na praia central da cidade. É possível contratar momentos antes da saída, ali na areia mesmo. Mas o ideal é comprar antecipado via agentes de viagem para garantir a segurança e qualidade do passeio. Detalhe: consulte a tábua de marés antes de sua ida porque o passeio depende da maré estar baixa e, quanto menor, melhor. O ideal é entre 0.1 e 0.5.

O passeio te leva até alto mar, onde ficam as piscinas naturais. A permanência por lá é de uma hora para curtir a natureza, mergulhar entre os peixes, que você pode fazer sozinho ou contratar um serviço de mergulho de batismo, com um profissional, que te leva até 5 metros de profundidade.

À tarde, faça o passeio de buggy pelas praias do Norte da cidade, Burgalhau, Barra Grande, Antunes, Xaréu e Ponta de Mangue. Com capacidade para até três pessoas, o bugueiro te leva para ver os melhores points destas praias de que são paradisíacas, parte elas já eleita entre as mais belas do país, como a de Antunes, por exemplo.

Aproveite o almoço para aproveitar as delicias locais, com pratos feitos à base de frutos do mar como camarão, lagosta e caranguejo. Não saia da cidade sem levar para casa a famosa da bolacha de Maragogi, dos bolos de goma e do artesanato das mulheres de fibra. Os dois primeiros são vendidos em diversos pontos da cidade, mas em especial na praia de São Bento, no extremo Sul da cidade, já a caminho da próxima parada do roteiro: São Miguel dos Milagres.

2º dia: Rota Ecológica de Milagres

Ao amanhecer do segundo dia, siga em direção Sul para a cidade de São Miguel dos Milagres, via AL-101 Norte, passando pelas cidades de Japaratinga, onde será necessário pegar uma balsa para atravessar o Rio Manguaba para chegar a cidade de Porto de Pedras, município charmoso antes do destino final. Todo este trajeto é conhecido como Rota Ecológica de Milagres, com cenários belíssimos e mirantes para praias paradisíacas. Desacelere, pare quando quiser, faça fotos e curta a natureza.

A primeira parada do dia é ainda em Porto de Pedras para conhecer a Associação do Peixe-boi. Um dos points mais charmosos do Estado, que te leva para conhecer o observatório natural do peixe-boi, maior mamífero em extinção do mundo. É necessário agendar o passeio com antecipação seja diretamente com instituição ou com a agência de viagens de sua preferência.

Em jangadas levadas à remo, o passeio te leva pelo leito do Rio Tatuamunha, para o Santuário do Peixe-Boi, onde o animal encontra na comunidade ribeirinha e nos técnicos do ICMBio e da APA Costa dos Corais acolhimento e proteção. Saindo da sede da Associação, localizada na principal avenida do pequeno vilarejo, ainda na área urbana de Porto de Pedras, os turistas vão de buggy até o leito do Rio Tatuamunha, onde embarcam com um guia na jangada.

O peixe-boi impressiona pelo tamanho, mas é um animal dócil. Tanto que às vezes se sente à vontade e abraça a jangada, para o deleite dos visitantes. Os guias, ex-pescadores que hoje trabalham com esse turismo de observação, explicam ao longo de toda a experiência a história do lugar, a operação do passeio e o cuidado com os animais.

Na volta do passeio, vale conhecer os arredores da Associação que conta com lojinhas de artesanato tipicamente alagoano e pequenos restaurantes. Na parte da tarde, siga para São Miguel dos Milagres ainda em direção Sul pela AL-101 Norte, são apenas quinze minutos até chegar a cidade que é um verdadeiro paraíso intocado.

Por lá, o atrativo é também piscina natural, mas em uma concepção diferente da vizinha Maragogi. Por ser mais próxima e a maré mais baixa ainda, é possível fazer o passeio às piscinas a pé ou de jangada, a depender do nível do mar no dia. Consulte a tábua de mares também para este atrativo, quanto menor, melhor. Para melhor aproveitar, escolha um restaurante, beach club ou pousada da região para curtir o restinho do dia por ali. As praias de natureza intocada são um convite para esquecer do mundo e relaxar.

A dica de hospedagem na região são as pousadas de charme, sempre no formato pé na areia, com toda a estrutura para curtir o pôr-do-sol belíssimo nas inúmeras praias da cidade. Grande parte destes empreendimentos também contam com restaurantes de cozinha regional e internacional, com chefes de cozinha renomados. Escolha a sua preferida e curta a noite.

 

3º dia: Carro Quebrado

No terceiro dia siga viagem em direção Sul na AL-101 Norte rumo a Barra de Santo Antônio, serão cerca de 1 hora até a cidade que já fica na região metropolitana de Maceió. A pedida por aqui é conhecer a paradisíaca e intocada Praia de Carro Quebrado que encanta aos olhos pelo encontro das falésias com o mar. Por estar numa região mais isolada, é possível conhecer a praia de três formas: fazendo em passeio de lancha comercializado pelos receptivos locais, fazer um passeio de jeep pela praia ou ir de forma independente de carro até o Mirante Carro Quebrado e curtir o dia por lá.

Para o passeio de lancha: Na Barra de Santo Antônio este passeio é feito pelo Capitão Nicolas Beach Club. O ideal é agendar com antecedência através do telefone (82) 3291-2350 e o custo varia entre 100 e 150 reais por pessoa.

Para o passeio de Jeep: O passeio de jeep é feito a partir da sede do Beach Club Mar e Cia que fica em Paripueira, município vizinho a Barra de Santo Antônio, e dura duas horas e meia. A bordo de um jeep, os turistas viajam até o Mirante de Carro Quebrado para curtir o visual e aproveitar a praia. O custo é de 70 reais por pessoa.

Para o passeio Independente: Este trajeto é feito por estradas rurais em boas condições de tráfego em tempo seco, sem chuvas. A orientação é que na entrada da principal do município, siga em direção a ponte do rio Santo Antônio, após a ponte, siga as placas em direção ao restaurante capitão Nicolas, ao chegar siga na estrada de barro em linha reta até o Mirante de Carro Quebrado.

A praia de Carro Quebrado é isolada, não tem bares ou restaurantes. Caso queira passar o dia, leve comida e bebida em um cooler. Lembre-se de recolher todo o lixo que gerar e despeje em local adequado. Aproveite a natureza intocada, o mar e a areia clarinha. Capriche na hidratação e no uso do protetor solar.

Mais informações e dicas

  • Passeio às piscinas naturais em Maragogi: Consulte a tábua de marés para marcar a viagem no dia de maré baixa. Marque o passeio antecipadamente por agência ou agente de viagem. Também é possível contratar na hora, mas busque passeios regularizados pelo Cadastur para sua segurança e tranquilidade.
  • Passeio de buggy pelas praias de Maragogi: Agende com antecedência para evitar transtornos, ainda mais em períodos de alta temporada. Também é possível contratar na hora, mas busque passeios regularizados pelo Cadastur para sua segurança e tranquilidade.
  • Visita à Associação do Peixe-boi: É obrigatório o agendamento prévio para o passeio, que pode ser feito direto com a sede ou com alguma agência de turismo vinculada. O contato lá é (82) 3298-6247.
  • Passeio de Jeep em Carro Quebrado: Agenda com antecedência ou contrate no local. O telefone para agendamento é (82) 98833-1600.
  • Este roteiro pode ser feito também em ordem inversa, começando por Carro Quebrado e finalizando em Maragogi. Para quem é de fora do Estado, há opção de chegar ou sair dos Aeroportos de Maceió e Recife, em Pernambuco.

Nossa newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos com as principais novidades e destaques

Turismo Alagoas
Siga-nos Youtube Turismo Alagoas Instagram Turismo Alagoas Facebook Turismo Alagoas