Clique aqui e descubra mais do seu próximo destino. #seuproximodestinoalagoas

Página oficial do Turismo de Alagoas
Cover
Conheça dez passeios sustentáveis em AL

Conheça dez passeios sustentáveis em AL

Um dos paraísos naturais mais conhecidos do Brasil, Alagoas guarda as melhores experiências ao ar livre, em meio ao mar, praias paradisíacas e a natureza. O melhor de tudo é que por aqui é possível aproveitar todas essas riquezas de forma sustentável e responsável. Aqui listamos dez passeios de turismo sustentável em Alagoas, confira.

1. Piscinas naturais

Dos seus 250 km de litoral, mais da metade está na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, maior barreira de corais costeira do mundo. É por isso que a visita às piscinas naturais, um dos principais atrativos de Alagoas, é uma experiência de turismo sustentável, com rígido controle de carga e frequência pelos órgãos ambientais.

Maceió, Paripueira, São Miguel dos Milagres, Japaratinga e Maragogi são as cidades que se destacam com passeios, podendo ser de jangada, lancha ou catamarã. De forma responsável, você pode curtir o dia em meio ao mar, em piscinas naturais formadas por barreira de corais, e até interagir com peixes e outras espécies que vivem por ali.

Em Maceió, o passeio às piscinas naturais de Pajuçara é feito pela Associação de Jangadeiros do bairro e o serviço é contratado na orla. Já em outros locais, inúmeras agências nacionais e locais comercializam o passeio, consulte seu agente de viagens e reserve na melhor data de maré. A experiência é ainda melhor quanto menor a maré.

2. Dunas de Piaçabaçu

Ao sul de Alagoas, distante 130 km de Maceió, a cidade de Piaçabuçu é conhecida internacionalmente por ser a casa do encontro do Rio São Francisco com o mar. É lá que estão as Dunas de Piaçabuçu, ou Dunas Douradas, como é conhecida popularmente. Em Área de Proteção Ambiental (APA), o passeio pela região é feito com restrição de até oito pessoas por vez. Um buggy te leva a passear pelo conjunto de areias de 20 km de extensão formado ao longo dos últimos anos pela ação do tempo e do vento.

Com uma abordagem instrutiva, os guias falam sobre a preservação do meio ambiente na região e os efeitos do aquecimento global e da prática exploratória no leito do rio mais famoso do país. O melhor horário para o passeio é no fim da tarde, já que a força dos raios solares em horários matutinos, por refletir na areia, pode fazer mal à pele. Um dos pontos altos desse tour é a volta, que é feita de barco pela foz do Rio São Francisco, onde o gigante brasileiro desemboca no mar.

Para reservas, consulte seu agente de viagens, agências de viagens locais ou nacionais, ou entre em contato pelos telefones (82) 9975-1975 ou 3552-1298.

3. Passeio do peixe-boi

Que tal ver de pertinho o maior mamífero aquático do mundo? Pois é, só em Alagoas você pode viver essa experiência. Este é outro atrativo que promove o turismo sustentável, a visitação ao aquário natural do peixe-boi, localizado na cidade de Porto de Pedras, no Litoral Norte. O passeio, promovido pela Associação do Peixe-Boi, visa garantir a preservação ambiental por meio do turismo de observação e da educação ambiental, e te leva de jangada pelo leito do Rio Tatuamunha, onde é possível ver de perto este animal que é um dos mamíferos aquáticos mais ameaçados de extinção.

Para reservas, consulte seu agente de viagens, agências de viagens locais ou nacionais, ou entre em contato com a Associação do Peixe-boi pelos telefones (82) 32986247 ou WhatsApp (82) 998103021.

4. Passeios dos Cânions

Já imaginou navegar em meio ao sertão alagoano em um dos maiores Cânions Navegáveis do mundo? É essa experiência que o Cânions de São Francisco te reserva. De forma responsável, um catamarã te leva para conhecer a imensidão do maior rio originalmente brasileiro. Um banho de rio em área protegida e uma imersão de canoa em meio à gruta do talhado, formação rochosa em meio ao rio, são algumas das experiências que este destino reserva. É preciso reservar com antecedência.

Para reservas, consulte seu agente de viagens, agências de viagens locais ou nacionais, ou entre em contato pelo telefone ou whatsapp (82) 99959-1405.

5. Banho de lama em Jequiá da Praia

Um passeio incrível, sustentável e ainda terapêutico? É assim o banho de lama no Complexo Dunas de Marapé, em Jequiá da Praia, no litoral Sul de Alagoas. O banho é no manguezal do Rio Jequiá, em área reservada para prática que é, cientificamente comprovada, como preventiva para doenças articulares, como artrite, reumatoide e artrose.

Para reservas, consulte seu agente de viagens, agências de viagens locais ou nacionais, ou entre em contato pelos telefones (82) 99901-0716 ou 99926-1031.

6. Mergulho profundo em Maceió

A capital alagoana preserva verdadeiros tesouros no fundo do mar. Para quem é aventureiro, gosta de mergulho e tem experiência, vale conhecer o mergulho profundo para visitar embarcações naufragadas na região de Maceió. São três opções: Dragão, Draguinha e Sequipe. A diferença é o tamanho da embarcação, a profundidade e o cumprimento do mergulho, que varia entre 20 e 55 metros.

Para mais informações e reservas, consulte seu agente de viagens, agências de viagens locais ou nacionais, ou entre em contato pelos telefones (82) 3316-5385 e 99693-6395.

7. Caminho de Moisés em Maragogi

Que tal caminhar em meio ao mar como Moisés na passagem bíblica? Isso é possível na praia de Barra Grande, em Maragogi, litoral Norte de Alagoas. Durante a maré baixa, o banco de areia chega a ter 2km de comprimento, onde é possível caminhar como se estivesse em meio ao mar, em conexão direta com a natureza, te levando a uma experiência que certamente te marcará para a vida.

Com uma areia branca e firme, o passeio pode ser feito por adultos e crianças, durante todo o ano. A água azul cristalina e morna é um convite irresistível para aproveitar ao máximo todo o passeio. É importante reforçar o uso do protetor solar e caprichar na hidratação.

Para reservas, consulte seu agente de viagens, agências de viagens locais ou nacionais.

8. Trilha do Visgueiro

Maragogi é conhecida pela beleza de suas praias paradisíacas, mas outro grande atrativo por lá é a trilha do Visgueiro, feita na zona rural do município, na comunidade de Água Fria. Com quase 7km de extensão, a trilha é uma aventura por entre uma reserva de Mata Atlântica. No percurso, árvores do tipo visgueiro centenárias, algumas com mais de 500 anos de vida e mais de 20 metros de altura.

No percurso os guias ainda mostram outras espécies de plantas e até de frutos exóticos que podem ser degustados ali mesmo, durante a caminhada. Um dos diferenciais é que os guias moram no assentamento e conhecem com detalhes a mata e relatam lendas e histórias a respeito da floresta, ideal para quem gosta de viver a experiência dos locais que visita.

Para reservas, consulte seu agente de viagens, agências de viagens locais ou nacionais, ou entre em contato com a Associação das Mulheres de Fibra, que está à frente da experiência, pelo telefone (82) 98829-5912.

9. Palatéia

A paradisíaca Barra de São Miguel, no litoral Sul de Alagoas, distante apenas 35km de Maceió, guarda uma das experiências mais ricas e exclusivas do estado: o passeio à fazenda de ostras da Palatéia. Feito pela associação de moradores da comunidade da zona rural de Palatéia, a experiência te leva a degustar uma das melhores ostras do país em meio a lagoa de roteiro. Difundido pelas redes sociais de famosos brasileiros, é importante reservar com antecedência o passeio que leva a experimentar essa iguaria regada a muita história, simplicidade e autenticidade, a bordo de uma jangada.

Para reservas, consulte seu agente de viagens ou agências de viagens locais e nacionais.

10. Rota do Cangaço

Refazer os caminhos de Lampião, Maria Bonita e todo seu bando é a proposta dessa experiência em meio ao sertão nordestino na divisa entre Alagoas e Sergipe. O passeio à rota do Cangaço começa em Piranhas, em Alagoas, com um passeio de catamarã pelo rio São Francisco até o Cangaço Eco Parque, já em Poço Redondo, cidade ribeirinha sergipana. A trilha pela história do cangaço com destino à grota de Angicos tem 700 metros, onde o líder do cangaço, a esposa e seu bando foram abatidos. Os guias, vestidos como cangaceiros, contam detalhes do ataque que vitimou uma das maiores figuras da história do Brasil. No local há placas em memória ao Rei do Cangaço. Como é feita em meio a caatinga, sob sol e altas temperaturas, use roupas leves, sapatos fechados e capriche na hidratação e no protetor solar.

Para reservas, consulte seu agente de viagens ou agências de viagens locais e nacionais, ou pelo telefone (79) 99869-6428.

Nossa newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos com as principais novidades e destaques

Turismo Alagoas
Siga-nos Youtube Turismo Alagoas Instagram Turismo Alagoas Facebook Turismo Alagoas