Clique aqui e descubra mais do seu próximo destino. #seuproximodestinoalagoas

Página oficial do Turismo de Alagoas
Cover
Praia do Gunga : Mergulhe nas belezas do litoral sul

Praia do Gunga : Mergulhe nas belezas do litoral sul

Alagoas é um destino que guarda praias incríveis. Com cerca de 250km de litoral, há praias para todos os gostos no litoral alagoano e neste post vamos falar um pouco sobre a Praia do Gunga, que pertence ao município de Roteiro, no litoral sul alagoano, e é considerada uma das praias mais bonitas do país.

COMO CHEGAR NA PRAIA DO GUNGA

Há várias maneiras de chegar até o Gunga - de carro, seguindo pela AL 101- Sul, via totalmente duplicada, são cerca de 40 minutos; há estacionamento disponível privado no local (preço sob consulta). É possível chegar até a Praia do Gunga também de catamarã, escuna ou lancha, partindo do Cais de São Pedro ou da Praia do Niquim, no município da Barra de São Miguel, num trajeto que dura cerca de 25 minutos.

Para quem opta em ir de lancha, o passeio (preço sob consulta) sai da orla da Barra de São Miguel, da Praia do Niquim, todos os dias, a partir das 8h30, e faz duas paradas estratégicas- a primeira no aquário natural, onde é possível observar peixinhos e outros animais marinhos; e a segunda no banco de areia onde fica um bar flutuante, para degustação de petiscos e drinks, acompanhados de um refrescante banho de mar.

Após a parada no bar flutuante, a lancha segue para a Praia do Gunga - há a opção de combinar com o barqueiro o horário de retorno para a Barra de São Miguel e aproveitar o dia no local. Outra maneira de chegar até o Gunga é através do passeio de trimarã, oferecido pela empresa Caio Mar, que parte do Cais de São Pedro às 11h somente aos finais de semana e feriados, e retorna às 17h.

Além de contar com uma boa estrutura, o passeio oferece frutas da estação, comidinhas típicas da região e faz duas paradas - uma próxima à barreira de arenito, na Barra de São Miguel, em uma formação de banco de areia de águas mornas e tranquilas; e outra aos pés da montanha de areias brancas, na região da Praia do Gunga.

CONHECENDO A REGIÃO

Quando a maré está baixinha, a praia se transforma em uma piscina natural de águas cristalinas. O conjunto de vastos coqueirais, com falésias e morros de areias brancas e um mar tranquilo e com a temperatura ideal, fazem do Gunga um lugar especial.

A praia do Gunga possui uma península e fica dividida em duas partes. Na ponta esquerda avistamos a Barra de São Miguel e o encontro do mar com a Lagoa do Roteiro. Neste lado da praia, há mais movimentação de turistas e diversos quiosques, que oferecem bebidas e muitas opções de petiscos e pratos a base de frutos do mar.
Do outro lado da praia estão as famosas falésias do Gunga, belíssimas formações rochosas litorâneas e íngremes de areia colorida. Para chegar até as falésias, há passeios disponíveis de buggy ou quadriciclo, que prometem uma aventura deslumbrante na região. Vale também fazer uma longa caminhada pela praia praticamente deserta, e apreciar esse presente da natureza.

Para quem vai curtir o dia no Gunga, opções de lazer não irão faltar. Além de poder passar horas e horas apenas se deliciando no banho de mar incrível, aproveitando a paisagem e comendo petiscos deliciosos, há equipamentos náuticos disponíveis para aluguel, como stand up paddle, caiaque e boias.

Para os mais aventureiros, uma boa pedida são os passeios de banana-boat, jet-ski e flyboard, este último menos conhecido, mas que faz com que o praticante fique no ar em cima de uma prancha impulsionada pela força da água, que sai de uma mangueira ligada a uma moto aquática.

Ah! E não podemos esquecer da vista privilegiada que oferece o Mirante do Gunga! Localizado no município de Roteiro, ao lado da Barra de São Miguel, o Mirante oferece um dos cartões postais mais bonitos de Alagoas. Vale muito a visita!

Nossa newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos com as principais novidades e destaques

Turismo Alagoas
Siga-nos Youtube Turismo Alagoas Instagram Turismo Alagoas Facebook Turismo Alagoas