Diante da pandemia do novo coronavírus, destinos turísticos de todo mundo estabelecem novos protocolos de higiene e segurança sanitária visando trazer mais segurança aos turistas. Em Alagoas não é diferente, já que toda a rede hoteleira e a cadeia de bares, restaurantes, receptivos e clubes de praia do estado estarão adaptados a esta nova realidade, seguindo novo protocolo sanitário estabelecido pelo governo do Estado.
Na hotelaria, por exemplo, novos hábitos e práticas serão adaptados para melhor atender aos clientes. Alguns novos procedimentos são check in e check out online via aplicativo, preferencialmente. O hóspede deverá informar seu estado de saúde, indicando se faz parte do grupo de risco; haverá higienização de bagagens, uso de EPI para funcionários do hotel, além da manutenção e limpeza de aparelhos de ar condicionado, por exemplo. Adaptações no serviço de alimentação, como café da manhã, também serão feitas.
Já para bares e restaurantes as mudanças também serão significativas, visando a segurança de todos. Algumas das alterações serão quanto a alimentação e manuseio dos alimentos, como, por exemplo, a proibição da permanência do cliente em pé durante a consumação, higienização frequente de cadeiras e mesas, uso de EPI pelos colaboradores, menor capacidade de público do estabelecimento, de modo que seja possível uma separação mínima de 1,5m (um metro e meio) entre as cadeiras ou 2m (dois metros) entre as mesas, entre outros.
Receptivos e transportes turísticos, empresas responsáveis pela realização de passeios e outros atrativos no Destino, também irão se adequar à nova realidade. Algumas mudanças são a preferência pela circulação do ar natural nos veículos, com as janelas abertas, atendimento preferencialmente online ou por telefone, evitando que o cliente tenha que se dirigir a sede administrativa do empreendimento, além da recomendação para atendimento exclusivo, individual ou em grupo, evitando que contato entre pessoas de origem distinta, além da higienização de malas e bagagens antes do embarque nos veículos.
Todo o protocolo sanitário estabelecido pelo governo de Alagoas, publicado do Diário Oficial do Estado, foi elaborado com base nas diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Para conferir a lista completa das orientações aos empreendimentos turísticos, basta acessar o endereço http://www.imprensaoficialal.com.br/wp-content/uploads/2020/06/DOEAL-15_06_2020-COMPLETO.pdf
Confira algumas experiências que esperam por você em sua viagem a Alagoas Desvende-as!
Incríveis falésias a beira-mar e um visual de tirar o fôlego a poucos quilômetros de Maceió.
Nide Lins, jornalista especializada em gastronomia, te apresenta o melhor da comida alagoana. Vem que tá de dar água na boca!
Único no Brasil, passeio leva turistas a passearem de bicicleta pelas águas da bela praia de Ponta de Mangue, no Litoral Norte.
Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, listamos passeios e atrativos que promovem o turismo sustentável em destinos turísticos alagoanos.
A terra da liberdade, de Zumbi e Dandara, maior berço da cultura negra no Brasil, fica aqui em Alagoas. Bora conhecer?
Italiana, Japonesa, Mexicana ou Chinesa? Tanto faz, por toda Alagoas você encontra bons restaurantes e chefes de cozinha de diversas cozinhas. Confira tudo aqui
Conhecida por ser o "caribe brasileiro", Maragogi também conta opções de aventura em meio a natureza.
Já pensou em fazer um passeio para conhecer um dos maiores mamíferos em extinção do mundo, o peixe-boi? Pois é, isso é possível aqui em Alagoas!
Hotéis, bares, restaurantes, clubes de praia e receptivos irão seguir novas condutas e procedimentos para segurança de turistas e visitantes.
Os Cânions do São Francisco são tesouros escondido, onde é possível fazer um passeio de catamarã por suas águas verdes e paredões de pedras em pleno Sertão!