Página oficial do Turismo de Alagoas
Cover
Ícone aventura Turismo Alagoas

O incrível Santuário do Peixe-Boi

Já pensou em fazer um passeio para conhecer um dos maiores mamíferos em extinção do mundo? Pois é, isso é possível aqui em Alagoas! A Associação do Peixe-Boi, localizada em Porto de Pedras, no litoral Norte do Estado, te proporciona essa experiência.

Em jangadas levadas à remo, o passeio te transporte ao leito do Rio Tatuamunha, para o Santuário do Peixe-Boi, onde o animal encontra na comunidade ribeirinha e nos técnicos do ICMBio e da APA Costa dos Corais acolhimento e proteção.

Saindo da sede da Associação, localizada na principal avenida do pequeno vilarejo, ainda na área urbana de Porto de Pedras, os turistas vão de buggy até o leito do Rio Tatuamunha, onde embarcam com um guia na jangada.

O peixe-boi impressiona pelo tamanho, mas é um animal dócil. Tanto que às vezes se sente à vontade e abraça a jangada, para o deleite dos visitantes. Os guias, ex-pescadores que hoje trabalham com esse turismo de observação, explicam ao longo de toda a experiência a história do lugar, a operação do passeio e o cuidado com os animais.

Todo o caminho é de uma beleza incrível, com vegetação nativa, vários pássaros da região e uma calmaria que agrada a todos.

Curiosidades

Fundada em julho de 2009, a Associação Comunitária do Peixe-Boi já cuidou e mapeou mais de cem animais e trabalha a educação ambiental nas escolas da região, trazendo estudantes e professores para conhecer o animal e o manguezal, além de atender turistas de todo o Brasil e de vários lugares do exterior, principalmente Holanda, França e Suíça.

Serviço

É necessário fazer o agendamento antecipado. O custo por pessoa é de R$ 50.

Endereço: Rua Luiz Ferreira Dorta, 25, Centro. Porto de Pedras/AL

Telefone: (82) 3298-6247

Nossa newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos com as principais novidades e destaques

Turismo Alagoas
Siga-nos Youtube Turismo Alagoas Instagram Turismo Alagoas Facebook Turismo Alagoas