Página oficial do Turismo de Alagoas
Cover
Ícone aventura Turismo Alagoas

Prove o mundo em Alagoas

Dizem que cozinhar é um ato de amor, de celebração e de carinho. Em Alagoas, a prática ganha sabor e temperos especiais, tornando-se mais um produto turístico do Estado. Com chefes reconhecidos dentro e fora do país, restaurantes renomados e premiados por importantes revistas e publicações especializadas, comer por aqui pode ser muito mais que um ato de sobrevivência, é prazer, cultura e diversão.

É bem verdade que quem visita o Estado busca, majoritariamente, por sabores típicos do Nordeste, com pratos como a famosa tapioca, o sururu e o maçunim, especiarias típicas alagoanas, e também os frutos do mar e, certamente, irá encontrar um grande mar de possibilidade de restaurantes e chefes de cozinha voltadas à cozinha regional. Porém, estes produtos locais podem também ser adicionados a cozinha de outros países, como explica a jornalista especializada em culinária, Nide Lins.

“Uma das coisas mais bacanas de Alagoas é que aqui você pode provar o mundo, comendo da cozinha de diversos países, feita com produtos locais. Chefes e restaurantes de diversas nacionalidades, como italiana, peruana, japonesa, chinesa, entre outras, usam em suas receitas nossos peixes, polvos e siris, por exemplo, tudo fresco e da terra. Nós temos ingredientes que dão sustentabilidade a todas essas cozinhas”, explica Nide Lins.

Com essa prática da utilização de produtos locais em outras cozinhas, Alagoas também se destaca servindo sabores de cozinhas como a Peruana, Mexicana, Japonesa, Italiana, Chinesa, Árabe e Francesa. Além destas, também é possível conhecer o gosto de outros estados do Brasil, como a Bahia, Pará, Minas Gerais e Goiás, por exemplo, também temperados ao sabor e talentos de alagoanos e seus produtos locais.

Diante disso, a dificuldade por aqui é apenas escolher o que provar, diante de todas as opções, nacionais ou internacionais, local ou regional. O importante é que o sabor, a qualidade e o bom gosto estão garantidos e vão rechear sua memória de bons momentos em Alagoas, não só com praias e pontos turísticos, como também na mesa.

Nossa newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos com as principais novidades e destaques

Turismo Alagoas
Siga-nos Youtube Turismo Alagoas Instagram Turismo Alagoas Facebook Turismo Alagoas